EMENTA DO EVENTO
Nas duas últimas décadas, o tema da sustentabilidade socioambiental tornou-se central nas sociedades contemporâneas. O impacto da emissão de gases de efeito estufa, o consumo de água e energia não renovável, a perda de biodiversidade, a necessidade de redução e reciclagem de resíduos, entre tantos outros temas, passaram a ser objeto de acordos internacionais, de políticas públicas, de iniciativas empresariais, de reportagens da grande mídia, de ações de movimentos sociais e de acaloradas discussões no meio acadêmico. Hoje já há certo consenso de que mesmo com mudanças dramáticas nas políticas públicas, nas tecnologias produtivas e nas fontes energéticas, grande parte dos impactos ambientais permanecerá, uma vez que são produzidos também na esfera doméstica, ou seja, na forma como os recursos naturais e a energia do planeta são usados por uma classe consumidora global de 1,7 bilhão de pessoas espalhadas por todos os continentes. Isso significa que a sustentabilidade precisa ser pensada, mais do que nunca, a partir do consumidor final. Vida sustentável (sustainable living) é o conceito que sintetiza esta relação entre práticas de consumo cotidianas e sustentabilidade. Tal conceito inclusive nos obriga a recolocar em questão as próprias relações entre consumo e produção. Entretanto, a tarefa de redefinir e mudar práticas sociais é mais complexa do que campanhas e políticas públicas podem nos levar a crer. Práticas constituem-se em discursos e fazeres que se desenvolvem, se associam e se desmembram em novas práticas, cada uma implicando em novas formas de consumo.
O VI Encontro Nacional de Estudos do Consumo e o II Encontro Luso-Brasileiro de Estudos de Consumo têm como objetivo central discutir, tanto teórica quanto metodologicamente, o conceito de Vida Sustentável, além de analisar, de um ponto de vista sociológico amplo e distanciado, as práticas sociais e estilos de vida que constituem o viver na sociedade contemporânea. Trabalhos empíricos sobre práticas domésticas, consumo de água e energia, mobilidade urbana, transporte e logística, uso e adoção de tecnologias ecológicas na esfera doméstica, sobre o morar e sobre novas formas de articular a produção e o consumo, entre outros temas, serão de grande interesse, bem como a própria concepção simbólica e prática do que é “viver de forma sustentável” na sociedade contemporânea.
CHAMADA PARA TRABALHOS
Convidamos pesquisadores e estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) a enviar propostas de trabalhos baseadas em reflexões teóricas e/ou resultados de pesquisas empíricas, em consonância com o tema de um dos Grupos de Trabalho relacionados abaixo. Cada autor e co-autor podem enviar quantas propostas desejarem.
As propostas devem ser submetidas primeiramente sob a forma de resumos expandidos. Os coordenadores de cada GT os analisarão e selecionarão aqueles trabalhos que serão apresentados no evento. Após a seleção dos resumos expandidos, os autores devem encaminhar o paper completo, de acordo com as datas estabelecidas abaixo.
CALENDÁRIO
Prazo para o envio de resumos expandidos: 30 de maio de 2012
Divulgação do resultado da seleção de resumos expandidos: 30 de junho de 2012
Prazo para o envio dos trabalhos completos: 15 de agosto de 2012
FORMATAÇÃO DOS RESUMOS
Os autores devem enviar arquivo eletrônico com o resumo expandido no formato Microsoft Word, com no mínimo 3.000 caracteres e no máximo 4.000 caracteres (com espaços).
Informações sobre o envio de resumos e papers estarão disponíveis no site www.estudosdoconsumo.com.br.
Cada resumo expandido deverá conter as seguintes informações:
- Título do trabalho;
- Título e número do GT para o qual o trabalho está sendo submetido;
- Nome, titulação, filiação institucional e contatos (endereço completo, telefone e e-mail) do primeiro autor;
- Nome, titulação, filiação institucional e contatos (endereço completo, telefone e e-mail) dos demais autores (se houver);
- Resumo expandido respeitando a formatação especificada acima;
- Até cinco palavras-chave.
GRUPOS DE TRABALHO
GT
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Título
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Coordenadores
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1
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Politização e ambientalização do consumo
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Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ)
Fabián Echegaray (Market Analysis)
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2
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Consumo e inclusão social
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Letícia Veloso (PPGS e PPGSD/UFF)
Sandra Rubia da Silva (UFSM)
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3
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Moda, gostos e estética
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Lívia Barbosa (CAEPM/ESPM-SP)
Mylene Mizrahi (PPGSA/IFCS/UFRJ)
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4
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Globalização e circulação de bens e pessoas
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Marta Rosales (CRIA/FCSH/UNL - Portugal)
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5
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Tendências do consumo alimentar
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Renata Menasche (UFPel e PGDR/UFRGS)
Janine Colaço (UFG)
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6
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Consumo, marketing, comunicação e sociedade
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Eduardo Ayrosa (FGV-RJ)
José Carlos Durand (Grupo FOCUS/ Unicamp)
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7
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Cidadãos e consumidores na rede: dramas, confrontos e participação
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Laura Graziela Gomes (PPGA/NEMO/UFF)
Eliane Tânia Freitas (UFRN)
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8
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Mercados informais, ilícitos e “alternativos”
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Rosana Pinheiro Machado (ESPM-Sul)
Lênin Pires (FD/InEAC/UFF)
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INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas através do site www.estudosdoconsumo.com.br e terão preços diferenciados para pagamento antecipado:
Categoria
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Até 15 de agosto
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No dia do evento
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Profissionais
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150,00
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200,00
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Estudantes de pós-graduação*
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100,00
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150,00
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Estudantes de graduação*
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60,00
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100,00
|
* Necessário enviar comprovante.
MAIORES INFORMAÇÕES
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