domingo, 7 de novembro de 2010

Vibrant recebe artigos sobre Parentesco

A VIBRANT recebe, até 30 de Marco de 2011 contribuições para composição de um dossiê intitulado Parentesco para seu número 8.2 (julho a dezembro, 2011).
O dossiê reunirá artigos, resenhas, notícias de pesquisa, apresentações em PowerPoint e vídeos de autoria de antropólogos(as) que trabalhem ou estudem no Brasil com o foco em diversos aspectos das relações de parentesco. O interesse é interromper a separação entre os aspectos do parentesco tradicionalmente contemplados em estudos sobre “sociedades indígenas” e “complexas”. Com esse fim pretendemos reunir artigos que tratem de análises realizadas em diversos contextos, contemplando concepções de pessoa e corpo, germanidade, modelos reprodutivos nativos, sistemas terminológicos, estratégias e práticas matrimoniais, novas tecnologias de reprodução, divórcio, adoção e novos arranjos familiares.
Um particular interesse deste número é considerar os efeitos da contestação às normas heterossexuais e da transnacionalização decorrente das migrações internacionais na conjugalidade, na parentalidade, incluindo a adoção, e ainda nas tensões entre consangüinidade e afinidade. Outro interesse é contemplar as pesquisas recentes sobre as redes empíricas de aliança, sobre os modelos nativos do parentesco e sobre os desdobramentos atuais do método genealógico, cem anos depois da publicação do célebre artigo de Rivers. Reflexões sobre a produção existente sobre parentesco no Brasil também serão bem-vindas.
O objetivo será apresentar uma seleção de artigos com diferentes perspectivas teóricas e cobrindo a maior diversidade possível de recortes empíricos. Os trabalhos devem ser redigidos em língua inglesa, francesa ou espanhola. Para a apreciação dos pareceristas, contudo, serão aceitos, em casos excepcionais, artigos redigidos em português, cuja tradução, em caso de serem aprovados, ficará sob a responsabilidade dos autores. As instruções completas para formatação dos trabalhos estão disponíveis no link Instruções para autores.
Os autores devem submeter os seus trabalhos aos editores deste número, Adriana Piscitelli (pisci@uol.com.br) e Márcio Ferreira da Silva (marciofs@uol.com.br) e aos editores da Vibrant, Peter Fry e Carmen Rial (vibrant.aba@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário