domingo, 7 de março de 2010

JALLA 2010: Chamada para Simpósio

 
Jornadas Andinas de Literatura Latino-americana
América Latina, integração e interlocução
2 a 6 de agosto de 2010 - Instituto de Letras da UFF - Campus do Gragoatá, Blocos B e C
Niterói- Rio de Janeiro
Simpósio: Vencendo as fronteiras estáticas do contato cultural: 
A heterogeneidade simbólica nos regimes textuais latino-americanos

Coordenação:
Ricardo Cavalcanti-Schiel (Laboratoire d’Anthropologie Sociale - Collège de France/EHESS)
Valter Sinder (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Apresentação:
Desde seu surgimento, a antropologia tem se dedicado a entender a lógica das transferências culturais, ou, em termos genéricos, o resultado dos contatos entre complexos culturais a princípio divergentes. Modelos e conceitos, como difusão de traços, conformação de “círculos culturais”, “aculturação”, sincretismo e hibridismo, tentaram dar conta da interpretação desse fenômeno ou, antes, simplesmente apreendê-lo: é realmente possível falar de “mudança cultural” induzida por transferências? de que forma e em que direção isso ocorreria concretamente?
Mais que na antropologia em geral, também na análise literária latino-americana em especial, essa preocupação ou foi explicitamente formulada ou manteve-se como uma instigação implícita, de modo que, no momento em que as investigações antropológicas se debruçam sobre os processos discursivos do nosso continente, elas podem eventualmente se encontrar com proposições de críticos como Ángel Rama, em torno do conceito de “transculturação narrativa”, ou Antonio Cornejo Polar, em torno do conceito de “heterogeneidade”.
Numa tradição que remonta ao “contraponto cubano” de Fernando Ortiz e deixa seus rastros na sinuosidade das mediações de Antonio Candido, sem que se auto-referencie como uma tradição, a preocupação analítico-literária latino-americana com as muitas possíveis “mestiçagens” dos códigos e referentes culturais infelizmente, entretanto, apenas raras vezes chegou a abrir um diálogo conceitual franco com aqueles que consagradamente teriam por ofício a investigação dos processos e lógicas culturais, os antropólogos.
Este simpósio tenciona pôr em diálogo esforços contemporâneos de ambos os campos disciplinares, a partir desse eixo problemático: o das dinâmicas de contato e diálogo cultural que se manifestam sob a forma de textos e regimes textuais intrinsecamente heterogêneos (seja literários ou para-literários, pictóricos, gráficos, performáticos, rituais, litúrgicos, neo-xamânicos ou musicais).
Nesse sentido, para além da absolutização utilitária do produto, tal como se realiza quando se lança mão de um conceito como o de “hibridismo”, a ênfase na idéia de heterogeneidade (formulada a partir do material andino trabalhado pelo crítico peruano Antonio Cornejo Polar) pretende privilegiar análises centradas nos processos e nas gramáticas simbólicas neles (e por eles) operadas, pelas quais os “textos” revelam-se irremediavelmente heteróclitos nos seus fundamentos de legitimação discursiva ― guardando até mesmo certa tensão intrínseca, distante de ser facilmente solucionada por algum meta-discurso racionalizador.
Este simpósio pretende, assim, estimular a formação de um fórum de interlocução em que questões como as acima aventadas possam ser fecundadas em horizontes eventualmente inusuais de diálogo disciplinar e conceitual, mas onde se se disponha a questionar a lógica estatista da diferença reificada (e, com ela, as “identidades” hipostasiadas) e se estimule o debate analítico sobre a constituição dos espaços e formas do encontro, da mediação e das continuidades dissonantes.

Normas para apresentação de propostas de participação:
Os resumos devem ser enviados a ambos os coordenadores até 20 de março, por e-mail, em texto entre 200 e 300 palavras (em português, espanhol, francês, inglês ou italiano), indicando o título da apresentação e a vinculação institucional do proponente.
Uma vez aceito o simpósio pela coordenação das Jornadas, a inscrição deverá ser feita pessoalmente por cada participante, de acordo com as normas contidas no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário