quinta-feira, 23 de agosto de 2012

I Seminário Internacional Ouvir o Documentário

Ocorrerá entre os dias 23 e 27 de Outubro deste ano, em Cachoeira e Salvador, na Bahia. Idealizado em parceria entre a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), busca intensificar o trânsito interdisciplinar e interinstitucional entre as Universidades, contribuindo para as estratégias de descentralização da produção e reflexão acadêmica, ao propor a realização das atividades do encontro nas cidades de Cachoeira e de Salvador, respectivamente no Centro de Artes, Humanidades e Letras (UFRB) e na Faculdade de Comunicação (UFBA). Simultaneamente, o evento objetiva o intercâmbio entre pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais que se dediquem ao estudo da temática, atuando, assim, para a ampliação do campo do conhecimento sobre aspectos sonoros dos produtos audiovisuais.

O pesquisador norte-americano Bill Nichols fará a palestra de abertura do I Seminário Internacional Ouvir o Documentário. Professor no Departamento de Cinema da San Francisco State University, destaque internacional no estudo do cinema documental e crítico cinematográfico, Nichols participará com a conferência “Stop, look, listen: the sound of documentary film” (“Pare, olhe e escute: o som do filme documentário”), realizada com tradução simultânea. Autor de importantes livros, como Representing Reality: Issues and Concepts in Documentary, Introduction to documentary e Engaging Cinema: An introduction to Film Studies, o pesquisador virá pela primeira vez à Bahia.

E as submissões de resumos para os GTs do Seminário continuam abertas até o dia 10 de setembro, clique aqui e saiba mais.

Um comentário: