sexta-feira, 1 de outubro de 2010

UENF: Concursos para Professor Universitário

As inscrições terminam no dia 07/10/10.

LAB. LEEL:  Educação Fundamentos da Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e/ou Filosofia da Educação. 02 vagas
Requisito Mínimo: Doutor em Educação ou área correlata. Experiência em Formação de Professores.
10 pontos para a prova escrita: 1) A Educação como campo do conhecimento e a prática social; 2) A contribuição da filosofia para o processo educacional no século XX; 3) Principais correntes educacionais que referenciam a prática educativa no Brasil atual; 4) A contribuição de Anísio Teixeira e dos pioneiros da educação para a democratização da escola pública; 5) Filosofia e Educação: aproximações e distanciamentos; 6) Visões sociológicas para o processo educacional no século XX; 7) Cultura, trabalho e educação; 8) Educação e sociedade: Relações de saber e poder; 9) Gênero, cor/raça e percursos escolares; 10) História da escola e da escolarização na modernidade.

LCL Filosofia História da Filosofia. 01 vaga.
Requisito Mínimo: Doutor em Filosofia.
10 pontos para a prova escrita: 1) A Filosofia na antiguidade clássica; 2) Os principais problemas do pensamento cristão; 3) Racionalismo versus empirismo; 4) Questões de filosofia da ciência; 5) A filosofia crítica transcendental; 6) O idealismo alemão; 7) As críticas ao idealismo; 8) Fenomenologia e hermenêutica; 9) Século XX: a questão da existência; 10) Filosofia e linguagem: problemas atuais.

LESCE:  Ciências Sociais  - Teoria e metodologia de pesquisa/métodos quantitativos em Ciências Sociais. 01 vaga.
Requisito Mínimo: Graduação em Ciências Sociais e áreas afins e doutorado em Sociologia e/ou Ciência Política.
10 pontos para a prova escrita: 1) A objetividade e neutralidade científica nas Ciências Sociais: métodos qualitativos e quantitativos; 2) Modernização e desigualdades sociais no Brasil; 3) Políticas públicas e indicadores sociais; 4) Cidadania e políticas públicas: aspectos teóricos e conceituais; 5) Instituições políticas: teoria e métodos de análise; 6) Estratificação social no Brasil em perspectivas comparadas; 7) Participação política e comportamento eleitoral; 8) Perspectivas de análises da mobilidade social no Brasil; 9) Estruturas sociais e participação política no Brasil; 10) Cultura política e opinião pública.

LAB. LEEA Sociologia Sociologia, com atuação em Sociologia Geral e experiência em ensino e pesquisa em áreas relacionadas à Teoria Social e/ou Metodologia Científica em Ciências Sociais. 01 vaga Requisitos: Doutor em Sociologia ou áreas afins.
Temas para as provas escrita e didática: 1) A realidade social e o método dialético de Karl Marx; 2) A importância de etnografia nos estudos rurais e urbanos; 3) A questão da neutralidade axiológica de Max Weber; 4) O método sociológico em Durkheim; 5) A Escola Paulista de Sociologia e sua contribuição para o pensamento social brasileiro; 6) Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais; 7) Organização, Grupos e Redes Sociais; 8) Cidadania e Políticas Sociais; 9) Racionalidade e modernidade no pensamento sociológico; 10) Movimentos sociais contemporâneos na cidade e no campo.

CCH Ciências Sociais Aplicadas Constituir o quadro de docentes do Laboratório de Gestão e Políticas Públicas - LGPP, em fase de criação, para realizar as seguintes atividades de Ensino nas áreas de Teoria Geral do Direito e do Estado, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito do Trabalho, entre outras disciplinas e desenvolver projetos de Pesquisa e Extensão na área de Gestão e Políticas Públicas.
Requisito: Graduação ou Mestre em Direito e Doutor em Direito ou áreas afins.
Temas para as provas escrita e didática: 1) O Estado Constitucional: Origens e características do Constitucionalismo. Poder constituinte originário e derivado. Rigidez e flexibilidade constitucionais. O controle de constitucionalidade. Origem, conceito, formas de controle; 2) A Separação de Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. As competências dos Poderes. A Limitação do Poder; 3) O Estado de Direito: Os Direitos
Fundamentais: doutrina e evolução. Direitos e garantias na Constituição Brasileira de 1988; 4) Tendências do Governo no Estado Contemporâneo: Forma de Estado, Regimes políticos e formas de Governo. A democracia. A questão da soberania; 5) Mecanismos constitucionais de participação popular; 6) Papel dos Tribunais Superiores e do Tribunal de Contas no Brasil; 7) Federalismo brasileiro e Administração Direta e Indireta; 8) Direito Tributário e Políticas Públicas; 9) Direito Urbano e Ambiental: possibilidades e limites dos governos locais; 10) Teoria do Direito e da Justiça.

CCH Ciências Sociais Aplicadas para Constituir o quadro de docentes do Laboratório de Gestão e Políticas Públicas - LGPP, em fase de criação, para realizar as seguintes atividades: 1- Ensino: Macro e Microeconomia; Desenvolvimento Econômico e Regional; Inovação e Competitividade; Economia Brasileira e Economia Política, entre outras disciplinas. 2- Desenvolver projetos de Pesquisa e Extensão na área de Gestão e Políticas Públicas. 01 vaga Requisito: Graduação ou Mestre em Economia e Doutor em Economia ou áreas afins.
Temas para as provas escrita e didática: 1) Teoria das Finanças Públicas: Funções do Governo e Tributação; 2) Teoria da Ação Coletiva e Políticas Públicas; 3) A Nova Economia Institucional e a Teoria da Escolha Pública; 4) Custos de Transação e Políticas Públicas; 5) Economia Política do Desenvolvimento Regional; 6) Planejamento e Economia de Mercado; 7) Reforma do Sistema Tributário Brasileiro; 8) O Papel das Agências Regulatórias; 9) Mecanismos de Competição e Cooperação no Federalismo Brasileiro; 10) Legitimidade dos Indicadores para a Elaboração de Políticas Públicas.

LEEL : Educação Formação Pedagógica (Educação Infantil ou Anos Iniciais de Ensino Fundamental) 02 vagas Requisito: Doutor em Educação ou áreas afins. 
Temas para as provas escrita e didática: 1) Projetos didáticos para o trabalho com leitura na educação infantil; 2) Conceitos e princípios básicos da alfabetização; 3) Alfabetização e letramento; 4) Aquisição da linguagem na criança: perspectivas teóricas; 5) A importância dos jogos e brincadeiras para a educação infantil e os anos iniciais do ensino; 6) A dimensão pedagógica do cotidiano da escola de educação básica; 7) O livro didático e paradidático na alfabetização; 8) O campo de pesquisa em educação na alfabetização; 9) Práticas pedagógicas na alfabetização: reflexões e desafios; 10) Práticas pedagógicas inclusivas na alfabetização.

LEEL Educação Política e Gestão Educacional - 01 vaga Requisito: Doutor em Educação ou áreas afins. 
Temas para as provas escrita e didática: 1) A descentralização e o poder de intervenção do Estado; 2) Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino; 3) Política para gestão democrática da educação básica; 4) Organização dos sistemas de ensino: competências específicas das esferas do Poder Público; 5) Políticas Públicas para educação superior: evolução e situação atual; 6) Universalização da educação básica; 7) Políticas Públicas de formação do magistério no Brasil; 8) Educação inclusiva numa sociedade excludente; 9) Política de financiamento da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário