quinta-feira, 8 de abril de 2010

Portal online: A França no Brasil

Notícia copiada do site da Comunidade França-Brasil, postado lá por Cendotec em Ciência e Inovação/Sciences et Innovation

A Biblioteca Nacional do Brasil (Fundação Biblioteca Nacional), em parceria com a Biblioteca Nacional da França – BNF, lançou, em novembro de 2009, o portal internet “A França no Brasil”. O site, fruto de um projeto desenvolvido com a BNF desde o final de 2007, possibilita o acesso a mais de 500 documentos digitalizados do acervo das duas bibliotecas nacionais.
Os documentos, selecionados com o apoio de especialistas na história das relações entre a França e o Brasil, incluem manuscritos, fotografias, mapas, livros etc. Estão organizados em percursos e dossiês temáticos que retomam episódios marcantes dessa história comum: “Tentativas coloniais da França no Brasil (França Antártica e França Equinocial)”, “Expedições e explorações da época colonial”, “Influências revolucionárias”, “Missão artística francesa”, “Positivismo”, “Modernismo”, entre outros.
Ao facilitar o acesso direto à íntegra de todos esses documentos-chave da história dos dois países, o site bilíngue português-francês “França.br: A França no Brasil” permite que o público amplie seu conhecimento sobre a história das relações entre a França e o Brasil. O portal “consolida uma tradição multissecular de encontros e trocas de objetos e imagens culturais entre duas formações civilizatórias”, declara o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, e faz com que “quatro séculos de diálogo se exponham democraticamente ao olhos do público franco-brasileiro”.
Sua apresentação ao público foi realizada em um evento no auditório da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, que encerrou a programação literária do Ano da França no Brasil. Compareceram personalidades, pesquisadores e especialistas de renome.
O portal “A França no Brasil” pode ser acessado na área de recursos/Bibliotecas digitais neste site ou diretamente aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário